top of page

Mulheres na Ciência

           Uma vez feita a opção pela carreira científica, a mulher se depara com o conflito da maternidade, da atenção e obrigação com a família vis-a-vis as exigências da vida acadêmica. Algumas sucumbem e optam pela família, outras, pela academia, e um número decide combinar as duas. Sobre essas últimas, não é necessário dizer quanto têm que se desdobrar para dar conta não apenas das tarefas múltiplas, mas também para conviver com a consciência duplamente culposa: por não se dedicar mais aos filhos e por não ser tão produtiva quanto se esperaria (ou gostaria) (VELHO, 2006, p. xv). Pensando nas dificuldades ainda hoje enfrentadas pelas mulheres e também sobre a importância das mesmas na carreira científica, dedicamos este tópico do site para apresentar nomes femininos e sua relação com a ciência. 

"O mundo precisa da ciência, e a ciência precisa das mulheres" Bokova (2017)

Referências

UNESCO: o mundo precisa da ciência, e a ciência precisa das mulheres. Organização das Nações Unidas Brasil. Brasília. 10 de fev. de 2017. Disponível em: https://nacoesunidas.org/unesco-o-mundo-precisa-da-ciencia-e-a-ciencia-precisa-das-mulheres/. Acesso em: 20 de jul. de 2020.

VELHO, L. Prefácio. In: SANTOS, L. W.; ICHIKAWA, E. Y.; CARGANO, D. F. (Org.). Ciência, tecnologia e gênero: desvelando o feminino na construção do conhecimento. Londrina: IAPAR, 2006. p. xiii-xviii. 

Profa. Mirley Luciene e profa. Joelma falando um pouco sobre as suas atividades científicas. Esse vídeo foi feito para comemorar o dia das mulheres na Ciência.

bottom of page