Cientistas Brasileiros da Atualidade
Considerando que a Ciência passa por processos constantes de modificação e em busca de desmistificar a ideia de que existem grandes "gênios" que constroem a ciência isolados em seus laboratórios, este tópico do site é destinado para apresentar cientistas brasileiros da atualidade. Os quais, apesar de na maioria das vezes serem pouco conhecidos, possuem um papel essencial para que desfrutemos das novidades científicas que conhecemos hoje, além de contribuir para a construção de novos produtos e conhecimentos que impactarão em nosso futuro e no das futuras gerações.
Queremos então apresentar alguns pesquisadores/cientistas que estão no nosso meio acadêmico e profissional, que fazem pesquisa e divulgação científica, e se disponibilizaram a mostrar um pouco da sua formação profissional e atuação.
Prof. Dr. Vitor Hugo Mendonça do Prado
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/069131964465291
Profa. Dra. Flávia Melo Rodrigues
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9807251305319061
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Contribuições de cientistas brasileiros
Linha do tempo de alguns cientistas brasileiros mais importantes.
São alguns exemplos dos inúmeros pesquisadores e cientistas brasileiros que tem contribuído para o avanço da ciência, contribuído para a construção do conhecimento a partir de seus estudos, com base em outros cientistas tanto brasileiros como estrangeiros. E partindo de todo esse conhecimento já construído, eles tem contribuído até hoje. Pois são com essas colaborações que as descobertas são feitas, com muita ajuda, estudo e dedicação. E o mais interessante que esses cientistas são de áreas diferentes, mas que agregam uma ao outro.
Alexandre Rodrigues Ferreira
Alexandre Rodrigues Ferreira nasceu na Bahia em 27 de abril de 1756 e faleceu em Lisboa em 23 de abril de 1815. Foi indicado por Domingos Vandelli e nomeado em 1778 pela Rainha D. Maria I, para chefiar a comissão científica encarregada de empreender viagem pelas capitanias do Grão-Pará, Rio Negro, Mato Grosso e Cuiabá.
Alexandre Rodrigues Ferreira foi um naturalista brasileiro que se notabilizou pela realização de uma extensa viagem que percorreu o interior da Amazônia até ao Mato Grosso, entre 1783 e 1792. Durante a viagem, descreveu a agricultura, a fauna, a flora e os habitantes das regiões visitadas
Oswaldo Cruz
Oswaldo Gonçalves Cruz nasceu em São Luiz do Paraitinga, no dia 5 de agostos de 1872 e morreu em 11 de fevereiro de 1917. Ele foi um cientista, médico, bacreriologista, epidemiologista e sanitarista brasileiro.
Foi pioneiro no estudo das moléstias tropicais e da medicina experimental no Brasil. Fundou em 1900 o Instituto Soroterápico Federal no bairro de Manguinhos, no Rio de Janeiro, transformado em Instituto Oswaldo Cruz, respeitado internacionalmente.
Carlos Chagas
Carlos Ribeiro Justiniano das Chagas nasceu em 9 de julho de 1878 no Rio de Janeiro morreu no dia 8 de novembro de 1934. Chagas foi um biólogo, médico sanitarista, infectologista, cientista e bacteriologista brasileiro, que trabalhou como clínico e pesquisador. Atuante na saúde pública do Brasil, iniciou sua carreira no combate à malária. Destacou-se ao descobrir o protozoário Trypanosoma cruzi (cujo nome foi uma homenagem ao seu amigo Oswaldo Cruz) e a tripanossomíase americana, conhecida como doença de Chagas.
Ele foi o primeiro e até os dias atuais permanece o único cientista na história da medicina a descrever completamente uma doença infecciosa: o patógeno, o vetor (Triatominae), os hospedeiros, as manifestações clínicas e a epidemiologia.
Graziela Maciel
Graziela Maciel Barroso nasceu em Corumbá no dia 11 de abril de 1912, e faleceu no Rio de Janeiro no 5 de maio de 2003. Graziela foi uma naturalista e botânica brasileira conhecida como a Primeira Dama da Botânica no Brasil, e foi a maior taxonomista de plantas do Brasil.
Autora de 3 livros, Graziela Barroso foi também professora e orientadora em cursos de pós-graduação das universidades federais do Rio de Janeiro, do Paraná e de Pernambuco, além da Universidade Estadual de Campinas.
Duília de Mello
Duília Fernandes de Mello nasceu em Jundiaí no dia 27 de novembro de 1963, é uma astrônoma, astrofísica, professora e escritora brasileira, radicada nos Estados Unidos.
Atualmente é pesquisadora associada da NASA, Goddard Space Flight Center e Professora Titular, Vice-Reitora e Decana de Avaliação na Universidade Católica da América (CUA, na sigla em inglês), em Washington nos Estados Unidos.
Colabora com equipes da NASA desde 1997 e é uma das autoras das imagens das profundezas do universo tiradas com o telescópio espacial Hubble pelas equipes HDF-S, GOODS, CANDELS e UVUDF.
É conhecida como a Mulher das Estrelas e procura inspirar os jovens a seguir carreira científica. É mentora de universitários, jovens e crianças.
Amaro Macedo
Amaro Macedo (Campina Verde, 10 de maio de 1914 - Ituiutaba, 27 de junho de 2014) foi um naturalista brasileiro. Foi o maior coletor de espécies vegetais dos cerrados do século XX e entre 1943 e 2007, coletou 6008 espécies. Os exemplares estão espalhados pelos herbários do mundo todo. Várias das espécies que coletou foram descritas como espécies novas, sendo que cerca de 50 delas receberam o nome de Amaro Macedo, como homenagem de botânicos famosos.
Em suas viagens Amaro escrevia relatos, que lembram os de Auguste de Saint-Hilaire: fala das plantas, do meio ambiente, das cidades visitadas, do transporte, dos rios e suas praias, das festas populares, das crendices, das comidas regionais e dos hábitos das pessoas.
Celine Turchi
Celina Maria Turchi Martelli nasceu no dia 03 de Julho de 1952 em Goiânia, é uma médica e cientista brasileira de origem italiana especialista em epidemiologia das doenças infecciosas. É atualmente pesquisadora no Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães da Fundação Osvaldo Cruz em Pernambuco. A revista Nature a colocou na lista dos dez cientistas mais importantes do mundo.
Muito mudou na vida de Celina em 2016, ano o qual foi eleita uma das 10 personalidades do ano pela revista Nature, reconhecimento o qual estava de fato à altura de sua contribuição para o mundo científico. Celina juntamente com um grupo de pesquisadores MERG Microcephaly Epidemic Research Group (Grupo de Pesquisa em Epidemia de Microcefalia, em tradução livre), tanto brasileiros quanto de outros países, o qual era por ela coordenado, descobriram a relação entre a microcefalia e o vírus da zika.